Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

questões sobre o subcontinente indiano

1. Sobre as características econômicas da Índia, podemos afirmar que:
0 0- a Índia, embora tenha grande produção industrial, ainda é considerada como um país agrícola.
1 1- a Índia, apesar de situar-se na primeira colocação em termos de população, é  auto-suficiente na produção de alimentos tendo, nas últimas décadas acabado com sua fome histórica.
2 2- grande parte da população economicamente ativa habita na área rural e existe grande número de “plantations” onde se cultiva principalmente, amendoim, cana-de-açúcar e algodão.
3 3- a Índia possui o maior rebanho bovino do mundo e a produção de leite e manteiga é bastante importante para alimentação da população.
4 4- é muito importante para a empresa capitalista devido ao seu grande contingente populacional e pelo potencial do mercado consumidor.
2. A Caxemira tem sido alvo de disputas políticas e ações militares, envolvendo estados nacionais na Ásia Ocidental.
Com o auxilio do mapa abaixo, assinale as alternativas a seguir:
http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/08176100.gif
0 0- o crescimento da religião budista na Caxemira potencializou um forte movimento que contesta o domínio hindu na região. Esse movimento recebe a solidariedade diplomática e a proteção do exercito do Nepal.
1 1- a Caxemira, de maioria hindu e bengali, reclama a sua autonomia diante do controle territorial exercido pelo Paquistão, reivindicações que recebe o apoio político e militar da Índia.
2 2- a presença de grandes jazidas de carvão e petróleo são elementos principais que estabelecem a disputa pelo controle territorial da Caxemira entre a Índia e o Paquistão.
3 3- o controle da Caxemira, historicamente exercido pela Índia, é contestado pela maioria mulçumana. Por outro lado, o Paquistão, ao apoiar os grupos islâmicos separatistas, reivindica a sua anexação territorial.
4 4- por se tratar de uma região fronteiriça entre países com regimes políticos e religiões muito diferentes, a Caxemira tornou-se um palco permanente de tensões e confrontos entre o Paquistão e a China.
3. Com base em seus conhecimentos a respeito das características da população da Índia, pode-se afirmar que:
0 0- apesar da ausência de uma política governamental de controle da natalidade, conseguiu reduzir significativamente o crescimento vegetativo, devido à urbanização acelerada nos últimos anos.
1 1- as planícies do Ganges e do Brahmaputra formam uma das áreas de maior densidade de população rural do planeta.
2 2- apresenta indicadores sociais deficientes, como reduzida expectativa de vida e elevada mortalidade infantil, formando, juntamente com Paquistão e Bangladesh, o maior bolsão de pobreza do mundo.
3 3- possui uma grande diversidade étnica, cultural e social, pois o sistema de castas, apesar de oficialmente extinto, continua a segregar classes através de privilégios, preconceitos e costumes.
4 4- cerca de 70% da população vive nas cidades, distribuídas entre os setores secundários e terciários da economia. (FVVVF)
4. As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos.
Analise as proposições sobre a Índia.
 0 0- O domínio britânico na Índia trouxe sérias implicações econômicas: desarticulou a indústria artesanal, proibiu o surgimento de fábricas e forçou os indianos a abrirem grandes espaços para as culturas industriais como o algodão, o chá e a juta, agravando o problema de escassez de alimentos.
1 1- As reações mais fortes à presença britânica, na região, datam do fim do século XIX e cresceram após o fim da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi chamado de Mahatma, que quer dizer “Grande Alma”.
2 2- A campanha de independência da Índia comandada por Gandhi contra o governo britânico era pacífica; como armas eram utilizadas as greves e o boicote aos produtos britânicos.
3 3- A Índia conquistou sua independência após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1947.
4 4- Após a independência da Índia veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos – que já existia e que Gandhi inutilmente tentara resolver. Este conflito resultou na divisão do território indiano em dois países: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana).(VVVVV)
5. Assinale as alternativas sobre as características do subcontinente indiano.
0 0- possui três compartimentos de relevo, a Cordilheira do Himalaia, o Planalto do Decã e a Planície Indo-Gangética.
1 1- é composto por sete países: Paquistão, Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Sri Lanka e Maldivas.
2 2- sofre a influência do clima de monções e frio de montanhas em suas poções Sul e Sudeste.
3 3- o turismo tem sido atividade no Nepal, por seus monumentos históricos e pela presença de imensas planícies.
4 4- por causa de sua grande extensão territorial, posição geográfica e saliências do relevo, existe uma variedade de climas e vegetação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário